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Cadastro de Usuários e Permissões

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RESUMO

Aprenda a cadastrar os usuários da sua empresa e dar as devidas permissões para que o mesmo acesse determinados menus e telas do sistema.

APRESENTAÇÃO

Para criar um usuário você deve entrar no Config em ‘Cadastro – Usuários – Cadastro’.

Figura 1 - Caminho Cadastro
Figura 1 – Caminho Cadastro

Se você não tem nenhum usuário cadastrado você será direcionado a tela de cadastro. Nesta tela você tem várias configurações, porém as básicas a serem sempre preenchidas são os campos de usuário, nome, senha e a confirmação da senha. A senha pode ter letras e números e um tamanho máximo de 6 caracteres. Caso deseje aplicar uma política de senha um pouco mais rígida você deve ativar a configuração de política de senhas, clique aqui para visualizar o manual.

Figura 2 - Configurações Básicas
Figura 2 – Configurações Básicas

Você pode vincular um usuário a um grupo, conforme os grupos você pode dar permissões específicas para cada grupo acessar determinadas ações (clique aqui para acessar manual). Também é possível configurar um grupo de alçada de autorização para cada usuário, se você desejar entender mais o funcionamento das alçadas entre aqui.

Se você tem mais de uma empresa cadastrada no sistema, você pode limitar o usuário a acessar informações apenas de uma determinada empresa, assim ele não verá as informações de outra empresa.

Figura 3 - Configurações de Grupos e Empresas
Figura 3 – Configurações de Grupos e Empresas

Abaixo temos inúmeras configurações que podem ser feitas no usuário, abaixo listo algumas das opções mais utilizadas para configuração:

  • Setor Operacional: Neste campo virão todos os setores operacionais que o cedente pode ser vinculado, esta configuração serve para que o usuário possa analisar e incluir pareceres na operação pelo setor.
  • Usuário autoriza operação com restrições: Na hora da análise de uma operação é possível que ela tenha algumas restrições a serem autorizadas para que a operação possa ser efetivada. Somente os usuários com esta opção marcada tem o poder de autorização.
  • Usuário altera a senha no próximo acesso: Caso o usuário queira alterar sua senha ou ele esqueça a senha, você pode alterar a senha nesta tela (nos campos de senha e confirmar senha em cima) e marcar esta opção para que no próximo acesso o sistema obrigue o usuário a alterar a senha.
Figura 4 - Opções mais utilizadas
Figura 4 – Opções mais utilizadas
  • Gerente e Agente de Checagem: Estas opções dão acesso ao usuário ao Painel de Checagem, quando o usuário é apenas Agente de checagem ele só irá visualizar os cedentes que estão vinculados ao seu usuário, se ele for Gerente de checagem o usuário terá acesso a todos os cedentes que estão no painel, vinculados em seu usuário ou não e até mesmo os que não têm nenhum agente de checagem vinculado.
  • Gerente e Agente de Cobrança: Similar a configuração do Painel de Checagem, estas permissões são referentes ao Painel de Cobrança. Para que usuário veja somente o que está vinculado ao seu nome ele deve ser Agente e se tiver permissão para visualizar toda a carteira deverá ser Gerente.
  • Visualiza RaioX Consolidado: Usuário com permissão de visualizar o RaioX da posição geral de toda a carteira da empresa.
  • Permissões referentes a senha: No canto direito (figura 5) estão destacadas algumas outras configurações que você pode realizar referente a troca e prazo para expirar a senha do usuário.
Figura 5 - Opções mais utilizadas
Figura 5 – Opções mais utilizadas

Seguem ainda algumas configurações específicas em cada quadro referente a rotina de Autorização por grupo de Alçada, Autorização de Solicitações de Instruções bancárias e Autorização para efetivar recibos.

Figura 6 - Configurações para autorizações
Figura 6 – Configurações para autorizações

O último quadro é referente a configurações para a utilização da POC. Aqui você pode dar permissão ao usuário a ser master na POC, ou seja, poder realizar qualquer ação, alterar uma POC já efetivada e a pular alguma etapa da POC, além de outras configurações.

Figura 7 - Quadro permissões POC
Figura 7 – Quadro permissões POC

Quando você clicar em ‘Confirmar’ no rodapé, você irá ser direcionado a listagem dos usuários cadastrados, após o cadastro será liberada outra configuração que você pode realizar para dar permissões aos usuários apenas visualizar as informações de determinados agentes comerciais. Para habilitar você deve selecionar o usuário, clicar em alterar e ir ao final da página. No botão ‘Agentes’ você poderá vincular o usuário ao agente que ele tem permissão para visualizar a informação. Esta configuração muito é utilizada nos usuários que são Agentes Comerciais para que eles não vejam as informações de outro agente.

Figura 8 - Vincular Agentes Comerciais
Figura 8 – Vincular Agentes Comerciais

Caso você precise retirar o acesso de um usuário, não é possível excluir o cadastro do mesmo para que não se perca o histórico do que foi realizado pelo mesmo. Você deve desabilitar o usuário para que ele não tenha acesso.

Você irá clicar em ‘Alterar’ no rodapé da listagem de usuários e marcar a opção ‘Desabilitado’ que fica na parte superior do cadastro, assim ele não terá mais acesso ao sistema.

Figura 9 - Usuário desabilitado
Figura 9 – Usuário desabilitado

Você ainda deve dar as permissões referentes as telas e ações que o usuário pode realizar no sistema. Logo na parte superior da tela temos as opções ‘Marcar Todos’ e ‘Desmarcar Todos’ para facilitar caso o usuário tenha todas as permissões.

Algumas ações podem ser personalizados níveis de acesso:

  • Acesso: Visualização da tela.
  • Inclusão: Incluir informação como, por exemplo, incluir o cadastro de um cedente.
  • Alteração: Poder alterar informação como, por exemplo, um Recibo de Recompra.
  • Exclusão: Permissão para excluir informações, por exemplo, excluir o cadastro de um sacado.
Figura 10 - Permissões
Figura 10 – Permissões

Manual Nº 38.05.01