RESUMO
Neste manual você irá aprender como realizar o agrupamento de boletos por Grupo Econômico.
APRESENTAÇÃO
Hoje o sistema possui a rotina de agrupar títulos já cadastrados para emissão e registro de apenas um boleto.
Os boletos que serão agrupados, devem possuir a mesma data de VENCIMENTO e os SACADOS devem estar dentro do mesmo grupo econômico.
Para isso, o usuário deverá realizar algumas configurações. No Config, em ‘Parâmetros, Cobrança, Boletos’ existe a opção de configurar o IDG dos títulos agrupados e do novo título que será gerado.
Para que os sacados dos títulos sejam considerados na tela de pesquisa com a possibilidade de agrupar, estes sacados devem ser incluídos em um grupo econômico. O grupo pode ser criado no sistema operacional em ‘Cadastro, Sacados, Grupo de Sacados’.
Após cadastro dos grupos, vincular os sacados que poderão ser apresentados para esta rotina. Em ‘Cadastro, Sacado, Cadastro’, selecionar o sacado e clicar em ‘Alterar’. Na tela seguinte, selecionar o grupo econômico no campo ‘Grupo do Sacado’.
Após configuração dos grupos, a emissão dos boletos será realizada acessando o menu ‘Cobrança, Boletos, Emissão de boletos’.
Na tela seguinte, o usuário poderá parametrizar a pesquisa e deverá marcar a opção ‘Geração por grupo de sacados’.
Ao clicar em pesquisar, o sistema irá apresentar os boletos que se encaixam na pesquisa:
Após selecionar os boletos desejados, basta clicar na folha branca indicada como ‘Agrupar selecionados’. Lembrando que os ingressos devem possuir a mesma data de vencimento e seus sacados estarem no mesmo grupo.
Na tela seguinte, o sistema irá permitir que o usuário selecione o SACADO, CEDENTE e LOCAL DE COBRANÇA que será vinculado ao boleto.
Assim que as informações acima forem selecionadas, o boleto pode ser impresso e isso gerará um novo ingresso com o IDG de boleto agrupado.
Após o boleto ser impresso, deve ser gerado um novo borderô para enviar o arquivo remessa para o banco, registrando o boleto unificado.
O novo ingresso será gerado no sistema com a inicial da documentação ‘GRxxxx’ para que a identificação deste seja feita de forma mais ágil.
O processo de liquidação deste novo ingresso junto ao banco será feito dentro do processo já existente. Assim que a importação do retorno com a liquidação deste título ou a liquidação manual deste novo ingresso seja realizada, o NetFactor irá gerar automaticamente instruções de baixa para os títulos originais, que foram inicialmente agrupados. Assim é possível a baixa destes junto a administradora e ao banco cobrador, caso necessário dentro do seu modelo de operação.
Manual Nº 11.06.01