Voltar para Central de Ajuda OrderBy

Artigos Relacionados

RESUMO

Saiba como realizar o cadastro de um cedente para que ele fique disponível a ser operado no Net Factor.

LOCALIZAÇÃO

Para cadastrar um cedente o usuário deve ir em ‘Cadastro – Cedente – Cadastro’, selecionar a empresa desejada e clicar em ‘Incluir’.

Figura 1 - Caminho Cadastro do cedente
Figura 1 – Caminho Cadastro do cedente

Ao clicar em ‘Incluir’ o sistema será redirecionado para uma nova tela, onde o usuário irá preencher os campos de CNPJ\CPF, Razão Social\Nome e CEP no Quadro ‘Dados Cadastrais’. No campo de CEP, após informar a numeração o usuário pode clicar no botão (…) para que o sistema complete os campos de logradouro, bairro e cidade.

Figura 2 - Dados cadastrais
Figura 2 – Dados cadastrais

Após ter cadastrado as informações mencionadas acima e confirmado a página, o sistema dará a possibilidade de cadastrar outras informações, tais como:

  • Informações Complementares

Neste quadrante você poderá adicionar algumas outras informações do cedente como por exemplo a chave pix, agente de checagem, ramo de atividade, configurações de envio de email, entre outros.

Figura 3 - Informações Complementares
Figura 3 – Informações Complementares
  • Agentes – Comissionamento

Neste quadrante você deverá realizar todas as configurações com relação a remuneração dos agentes comerciais de sua empresa, como o vínculo do agente ao seu cedente e configuração de porcentagem de comissão.

Figura 4 - Agentes - Comissionamento
Figura 4 – Agentes – Comissionamento
  • Carga Cedente (Paulista – Fundo)

Este quadro somente será utilizados por Fundos, para realizar configurações com relação ao arquivo de carga cedente.

Figura 5 - Carga Cedente (Paulista - Fundo)
Figura 5 – Carga Cedente (Paulista – Fundo)
  • Impostos

Se você cobra impostos em suas operações, este é o quadro onde você pode realizar configurações com relação a cobrança dos mesmos.

Figura 6 - Impostos
Figura 6 – Impostos
  • Contrato Matriz.

Neste quadro você pode incluir o contrato matriz (contrato mãe) do seu cedente.

Figura 7 - Contrato Matriz
Figura 7 – Contrato Matriz

Ao clicar em ‘Incluir’ será aberta uma nova página, na qual o usuário poderá selecionar o tipo de contrato e informar alguns parâmetros você poderá emitir no contrato como por exemplo data de validade, número do contrato, conta corrente do cedente, entre outros.

Figura 8 - Incluir contrato matriz
Figura 8 – Incluir contrato matriz
  • Parâmetros de Operação

No quadro de parâmetros de operação encontram-se todas as configurações específicas relacionadas a tarifas e taxas, além de configurações de grupos de NFe e endossante e tudo que envolve a importação de notas de terceiros.

Figura 9 - Parâmetros de Operações
Figura 9 – Parâmetros de Operações
  • Parâmetros de Crédito

No quadro Parâmetros de Crédito você irá cadastrar todas as informações com relação ao crédito do cedente com a sua empresa, como por exemplo, valor de limite, valor de limite por tipo de papel (duplicada, cheque…), valor máximo por título, entre outros.

Figura 10 - Parâmetros de Crédito
Figura 10 – Parâmetros de Crédito
  • Parâmetros de Cobrança

No quadro Parâmetros de Cobrança podemos fazer todas as configurações necessárias com relação à cobrança dos títulos. Poderão ser parametrizadas taxas específicas para o cedente de juros, multa, juros de prorrogação, prazo para protesto, entre outras questões.

Figura 11 - Parâmetros de Cobrança
Figura 11 – Parâmetros de Cobrança
  • Cadastros Complementares

Nos botões de Cadastros Complementares podemos cadastrar outras coisas relacionadas ao cedente como a informação dos sócios, representantes, fiadores e outras coisas que são utilizadas na emissão do contrato. Além disso, também é possível fazer algumas configurações como, por exemplo ‘Conta para DOC/TED’, documentos, bloqueios e outros.

Figura 12 - Cadastros Complementares
Figura 12 – Cadastros Complementares
  • Acesso Remoto

É no quadrante ‘Acesso Remoto’ que incluímos o acesso do cedente ao Netfactor e realizamos as configurações com relação a acesso de informação e envio de informação.

Figura 13 - Acesso Remoto
Figura 13 – Acesso Remoto

Ao clicar em ‘Cadastro’ você terá a possibilidade de realizar as configurações mencionadas e criar um usuário e senha para o seu cedente.

Figura 14 - Cadastro Acesso Remoto
Figura 14 – Cadastro Acesso Remoto
  • Perfil do Cedente

No quadro do Perfil você pode emitir gráficos com as informações do Perfil do seu cedente com relação a sua carteira, perfil de liquidação dos sacados do seu cedente e outras informações.

Figura 15 - Perfil de Cedente
Figura 15 – Perfil de Cedente
  • Títulos / Pendências

Nestes botões você consegue verificar informações dos seus títulos, liquidados e em aberto. Também é possível pesquisar as pendências do seu cedente.

Figura 16 - Títulos / Pendências
Figura 16 – Títulos / Pendências
  • Controle de Documentos

Aqui você realiza o controle dos documentos do seu cedente, documentos como, por exemplo, canhoto, minuta entre outros. Além de mais algumas possibilidades configurações com relação a checagem.

Figura 17 - Controle de Documentos
Figura 17 – Controle de Documentos

  • Manutenção de Conta Gráfica

Aqui você pode incluir uma conta gráfica para o seu cedente. A conta gráfica é um tipo de controle de tarifas (pendências) onde você controla os gastos como uma conta, com saldos e lançamentos de crédito e débito.

Figura 18 - Manutenção de Conta Gráfica
Figura 18 – Manutenção de Conta Gráfica
  • Observações

No campo de observações você pode inserir tarifas de instruções e órgãos de crédito específicas para o cedente.

Figura 19 - Observações
Figura 19 – Observações
  • Log – Alteração

Alguns campos do cadastro do cedente você consegue acompanhar as alterações que são realizadas neste botão de Logs, onde é vinculado o usuário que fez alteração.

Figura 20 - Logs Alteração
Figura 20 – Logs Alteração

Manual Nº 01.01.02