Configuração de Senha dos Usuários

RESUMO

Neste manual vamos entender um pouco melhor as opções, referentes a alteração de senha dos usuários internos do Net Factor.
Veremos as seguintes opções:

  • Usuário altera senha no próximo acesso
  • Data para Expiração da Senha
  • Usuário atualiza senha expirada
  • Quantidade de dias para expirar a senha
  • Tipos de Acesso

CONFIGURAÇÃO

Para fazer as configurações de usuários é necessário acessar o Config e ir em Cadastro – Usuários – Cadastro. Selecionar o usuário e clicar em ‘Alterar’.

Figura 1 – Caminho Cadastro de Usuários
Figura 1 – Caminho Cadastro de Usuários

Vamos ver as opções uma a uma:

Usuário altera senha no próximo acesso

Ao marcar opção ‘Usuário altera senha no próximo acesso’, o usuário poderá fazer a alteração de sua senha no seu próximo acesso ao sistema. Para isso basta marcar a opção e confirmar a tela, quando o usuário for acessar o sistema com seu usuário e senha antiga, ao clicar em ‘ENTRAR’, o mesmo será direcionado para tela de alteração de senha.

Figura 2 – Tela de Acesso
Figura 2 – Tela de Acesso

Tela de alteração de senha:

Figura 3– Alteração de Senha
Figura 3– Alteração de Senha

Após informar a nova senha, será apresentada uma mensagem de confirmação e o usuário será direcionado para a tela inicial de acesso ao sistema, para que seja feito o acesso ao sistema com sua nova senha.

Figura 4 – Confirmação de Alteração
Figura 4 – Confirmação de Alteração

Depois que a alteração de senha for concluída pelo o usuário a opção ‘Usuário altera senha no próximo acesso’ é desmarcada automaticamente das configurações do usuário.

Data para Expiração da Senha

Nas configurações do usuário é possível fazer a configuração de uma data de expiração para as senhas dos usuários.

Para fazer esta configuração basta informar a data que a senha do usuário deverá expirar no campo ao lado da opção ‘Data para Expiração da Senha’.

Figura 5 – Data de Expiração da Senha
Figura 5 – Data de Expiração da Senha

Ao chegar na data de expiração da senha, quando o usuário for fazer o ‘login’ o sistema irá apresentar a mensagem abaixo:

Figura 6 – Mensagem de senha Expirada
Figura 6 – Mensagem de senha Expirada

Para que o usuário possa acessar novamente o sistema algum usuário com permissão deverá acessar o cadastro do usuário no Config e alterar a data de expiração da senha.

Caso seja necessária a alteração da senha, basta marcar a opção ‘Usuário altera senha no próximo acesso’ e fazer somente alteração da data que o próprio usuário fará alteração da senha no próximo acesso

Usuário atualiza senha expirada

Com esta opção marcada, quando chegar a data de Expiração da senha, o usuário será direcionado automaticamente para a tela de alteração de senha.

Figura 7 – Alteração de Senha
Figura 7 – Alteração de Senha

Após confirmação de alteração de senha do usuário o campo de ‘Data para Expiração da Senha’ de seu cadastro será zerado automaticamente.

Para incluir uma nova data de expiração algum usuário com permissão a configuração de usuário terá que acessar o sistema e fazer os novos ajustes

Quantidade de dias para expirar a senha

Ao informar a quantidade de dias neste campo a senha do usuário será expirada sempre dentro deste período.

Figura 8 – Quantidade de Dias
Figura 8 – Quantidade de Dias

De acordo com o exemplo a cima senha será expirada a cada trinta dias. Caso a opção ‘Usuário atualiza senha expirada’ esteja marcada o próprio usuário poderá alterar a senha no próximo acesso

Tipo de Acesso

Esta opção permite que seja feita a configuração do tipo de acesso do usuário, ou seja se ele poderá acessar o sistema somente internamente, externamente ou em ambos.

Figura 9 – Tipo de Acesso
Figura 9 – Tipo de Acesso

Tipo de Acesso ‘Ambos’: Permite que o usuário acesse o sistema, tanto de uma rede local da empresa quanto em um acesso externo, fora da empresa.

Tipo de Acesso ‘Local’: Permite que o usuário tenha acesso somente em quando estiver conectado a uma rede da empresa.

Tipo de Acesso ‘Externo’: Permite que o usuário acesse o sistema somente fora da rede da empresa.

Manual Nº 38.04.01