Monitoramento Nfe

RESUMO

Conheço o Monitoramento Nfe, onde você poderá enviar para monitoramento as notas fiscais operadas e acompanhar a atualização do seu status diretamente pelo NetFactor.    

APRESENTAÇÃO

A rotina de Monitoramento Nfe não é feita diretamente pela OrderBy, o NetFactor é integrado com empresas parceiras que prestam este serviço e retornam a informação para que seja apresentada no sistema.

Hoje possuímos integração com 3 empresas, iDtrust, CRDC e VADU. Para que você consiga enviar as notas para monitoramento você deve ter contratado o Módulo de Monitoramento junto a OrderBy e contratar o serviço de algum dos nossos parceiros.

Após realizadas as contratações, será disponibilizado para você as informações necessárias para que você consiga enviar as notas. No NetFactor, você deve entrar no Config em ‘Cadastro – Empresas’, selecionar a empresa e realizar a configuração no quadro correspondente a empresa contratada.

Figura 1 - Configuração de Identificação e Chave
Figura 1 – Configuração de Identificação e Chave

Cada empresa tem códigos diferentes para os retornos e os mesmos devem ser configurados para que sejam apresentados corretamente quando o retornado o evento. Esta configuração é feita no Config em ‘Tabelas – Eventos Retornos Nfe’.

Figura 2 - Cadastro dos Eventos de Retorno
Figura 2 – Cadastro dos Eventos de Retorno

Ainda no Config, você pode parametrizar para que quando retorna um determinado evento mude o status de confirmação do título. Para realizar esta configuração você deve entrar em ‘Parâmetros – Documento dos Ingressos – Configuração’ e você deve clicar no botão ‘Tipos de Confirmação’.

Figura 3 - Tipos de Confirmação
Figura 3 – Tipos de Confirmação

Após entra na página correspondente aos Tipos de Confirmação, você pode vincular o evento de retorno a um tipo já existe ou criar o tipo que desejar. Você apenas deve selecionar no campo destacado o evento que deseja vincular, assim quando for retornado este evento o tipo de confirmação do título irá alterar automaticamente.

Ainda nesta tela temos a opção ‘Trava de Checagem’. Quando esta opção estiver marcada, se for alterado o evento de retorno da Nfe do título para qualquer outro, o sistema não irá alterar o tipo de confirmação, ele sempre continuará o mesmo.

Figura 4 - Trava de Checagem e vínculo com a Confirmação
Figura 4 – Trava de Checagem e vínculo com a Confirmação

Depois que você realizar as configurações necessárias você deve enviar os títulos para o monitoramento. Existem duas maneiras que você pode enviar para monitoramento as notas, por dentro da operação no demonstrativo da mesma e no Painel Nfe.

Quando a operação ainda não está efetivada você pode enviar para monitoramento, porém a informação dos títulos só irá constar no demonstrativo da operação, você não consegue enviar pelo painel.

Para enviar pelo demonstrativo você deve entrar no NetFactor Operacional em ‘Operação – Monitor’, selecionar a operação e entrar na mesma (dependendo de seu status você deve clicar em alterar, analisar ou consultar). Após entrar no demonstrativo você deve clicar no botão ‘Monitoramento’.

Figura 5 - Enviar pelo Demonstrativo
Figura 5 – Enviar pelo Demonstrativo

Quando você abrir a próxima tela, serão listados todos os títulos, você poderá enviar para monitoramento de forma individual ou enviar todos juntos.

Figura 6 - Envio para Monitoramento
Figura 6 – Envio para Monitoramento

Para enviar após a operação efetivada, você pode enviar pelo demonstrativo clicando em Consultar ou pelo painel que está localizado em ‘Painéis – Painel Nfe’. Irá abrir a tela de pesquisa para você informar os parâmetros desejados. Após inserir todos você deve clicar em ‘Pesquisar’.

Figura 7 - Parâmetros de Pesquisa do Painel
Figura 7 – Parâmetros de Pesquisa do Painel

Após filtrar, será aberto o painel. Segue abaixo a descrição de cada coluna apresentada no painel:

  • Cedente: Nome do Cedente.
  • Sac. e Tít.: Quantidade de sacados e títulos em aberto.
  • Sac. e Tít. a Confirmar: Apresenta a quantidade total de sacados e títulos em aberto que ainda não foram checados ou seja, que estão com um tipo de confirmação ausente.
  • Últ. Ope.: Data da última operação do Cedente.
  • Não Confir.: % de títulos com status ‘Não Confirma’.
  • Confir. Negativa: % de títulos com status negativo.
  • A vencer: Valor total de títulos em aberto e a vencer da carteira do cedente.
  • Vencidos: Valor total de títulos vencido em aberto da carteira do cedente.
  • Risco Total: valor total em aberto na carteira do cedente, vencido e a vencer.
  • % Carteira: Percentual que o cedente representa na carteira total da empresa.
  • Sac. e Tít. Não Enviados: Quantidade de sacados e títulos em aberto que não foram disparados para monitoramento da Nfe.

Se você deseja realizar uma nova pesquisa não é necessário sair do painel, basta clicar no botão ‘Nova Pesquisa’ localizado na parte superior do painel.

Figura 8 - Painel Nfe
Figura 8 – Painel Nfe

Para você enviar os títulos pelo painel, você deve clicar na linha do cedente que desejar da coluna ‘Sac. E Tít. Não Enviados’, assim só irá constar os títulos não enviados.

Figura 9 - Títulos não enviados
Figura 9 – Títulos não enviados

Quando você abrir são listados os títulos por sacado, após expandir o sacado, no campo ‘Eve. Nfe’ estará informando que o título ainda não tem evento vinculado pois não foi enviado para monitoramento.

Você pode enviar para monitoramento de forma separada clicando na lupa no canto direito da tela ou enviar todos juntos clicando em ‘Enviar todos os títulos para monitoramento’. Se você optar por enviar todos, ele irá enviar todos os títulos de todos os sacados que estão listados como não enviados.

Figura 10 - Enviar para monitoramento
Figura 10 – Enviar para monitoramento

Após você enviar para monitoramento, os títulos não serão mais apresentados nesta coluna e sim na coluna correspondente ao seu status (Sac. E Tít. ou Sac. e Tít. a Confirmar).

Se você entrar nas colunas, no campo ‘Eve Nfe’ já estará constando o último registro para aquela nota. Cada empresa tem uma dinâmica diferente para o envio do retorno com a movimentação da nota, então dependendo da empresa contratada este retorno não é imediato. Algumas empresas também não retornam todos os eventos da nota, apenas alguns eventos selecionados. Antes de contratar cada empresa, você deve tirar estas dúvidas com eles para entender qual que lhe atende melhor.

Figura 11 - Informação do Retorno
Figura 11 – Informação do Retorno

Você também consegue observar o retorno nas movimentações do título, entrando em ‘Cobrança – Manutenção de Ingressos – Em Aberto – Por Seleção’. Você irá procurar o título desejado e clicar no ícone das movimentações do lado direito da tela. Nesta tela, será aberta toda a movimentação do título, incluindo o retorno do monitoramento.

Figura 12 - Retorno na Movimentação
Figura 12 – Retorno na Movimentação

Manual Nº 42.01.01