Operação de Redesconto

RESUMO

Você realiza uma operação de Redesconto? Aprenda agora como realizar a operação no sistema para gerar o arquivo.

APRESENTAÇÃO

Para você realizar uma operação de Redesconto, primeiramente você precisa configurar um IDG específico para operação de redesconto. Após criar o foco de negócio, você deve criar o IDG e marcar a opção ‘IDG Redesconto’ no Config em ‘Identificador Global – Cadastro’.

Você também deve parametrizar qual será o evento para o lançamento do pagamento da operação de redesconto em ‘Parâmetros – Operações’, selecionando o evento desejado em ‘Evento para Pagamento Operação Redesconto’. O evento parametrizado deve ser da natureza de crédito para o sistema realize o lançamento na conta corrente corretamente.

Figura 1 - Configuração pagamento operação
Figura 1 – Configuração pagamento operação

Quando você realizar a operação de Redesconto o sistema irá baixar o título original e irá criar outro título com o IDG de redesconto. Você deve configurar um evento de baixa para o título original em ‘Parâmetros – Cobrança – Liquidações’ no campo ‘Evento para baixa de arquivo Redesconto (Bradesco)’. O evento parametrizado deve ser do tipo de instrução de baixa e não ter natureza para que o valor não seja lançado na conta corrente.

Figura 2 - Configuração evento para baixa
Figura 2 – Configuração evento para baixa

O título que está dando entrada, ou seja, no título que ficará em aberto com o IDG de redesconto o sistema lançará uma movimentação para você identificar que é um título redescontado com o evento configurado na mesma tela acima em ‘Evento para Entrada Confirmada de Arquivo Redesconto (Bradesco)’.

Figura 3 - Configuração evento para entrada
Figura 3 – Configuração evento para entrada

Após realizadas as parametrizações no Config, você precisa configurar a conta corrente que será enviado o arquivo em layout Bradesco com 444 posições (com chave Nfe). Para isso entrar no sistema operacional em ‘Cadastro – Conta Corrente – Cadastro’, selecionar a conta desejada, clicar em alterar no rodapé e ir em ‘Dados de Cobrança’. Marcar a opção ‘Gerar arquivo CNAB com 444 posições (Chave Nfe)’.

Figura 4 - Configuração conta corrente
Figura 4 – Configuração conta corrente

Depois de finalizadas as configurações você poderá dar início a sua operação de Redesconto. Para incluir ir em ‘Operação – Inclusão – Redesconto’.

Figura 5 - Inclusão da Operação
Figura 5 – Inclusão da Operação

Ao entrar você deve clicar em ‘Incluir’ no rodapé e você será direcionado a tela dos parâmetros iniciais. Nesta tela estará disponível somente os IDGs marcados como redesconto para serem selecionados e existem algumas outras configurações possíveis como o local de cobrança da operação, fórmula de deságio para o cálculo e outras.

Figura 6 - Parâmetros Iniciais
Figura 6 – Parâmetros Iniciais

Na próxima tela, você poderá pesquisar os títulos desejados e informar as taxas para o cálculo. Para você pesquisar deve ser marcada a opção ‘Ativar pesquisa’ e você deve informar os parâmetros para filtro. Neste menu será possível gerar a operação de redesconto de vários cedentes.

Figura 7 - Parâmetros de Operação
Figura 7 – Parâmetros de Operação

Após realizar a pesquisa você será redirecionado para a tela de listagem dos títulos e você poderá selecionar apenas os desejados para realizar a sua operação. Ao confirmar você irá para o demonstrativo da operação onde é apresentado todo o cálculo realizado para a operação.

Figura 8 - Tela listagem de títulos
Figura 8 – Tela listagem de títulos

Antes de você finalizar a digitação você poderá gerar o arquivo CNAB de remessa com 444 posições para ser enviado a empresa que você realizará o redesconto. Para gerar basta clicar em ‘Gerar arquivo Bradesco Redesconto’.

Figura 9 - Geração do arquivo remessa 444
Figura 9 – Geração do arquivo remessa 444

Antes de efetivar a sua operação você deve informar onde será creditado o valor líquido da operação, então você deve ir no quadro de pagamentos, informar a quantidade de pagamentos e clicar em ‘Incluir/Alterar’. Na tela do pagamento você irá informar a conta que o crédito será transferido a data de pagamento e se tiver mais de um você deverá informar os valores que serão transferidos para cada conta.

Figura 10 - Pagamentos da Operação
Figura 10 – Pagamentos da Operação

Os lançamentos dos pagamentos que são realizados na conta corrente seguem a natureza do evento configurado, portanto o evento deve ser de crédito.          

Agora sim sua operação pode ser efetivada. Ao efetivar o título original ficará liquidado com o evento configurado para baixa de redesconto e outro será criado com o IDG da operação de redesconto.

Figura 11 – Título baixado com evento de baixa por redesconto
Figura 12 – Título em aberto com IDG de Redesconto

Manual 07.17.01