Operação por Arquivo CNAB – Acesso Remoto

RESUMO

Saiba aqui como uma operação a partir da importação de um arquivo bancário CNAB 400 posições pelo Acesso Remoto (acesso do cedente) no NetFactor.

LOCALIZAÇÃO

Para que o seu cedente possa digitar operações no Acesso Remoto, você deve liberar o acesso ao Menu operação no Config em ‘Parâmetros – Acesso Remoto’.

Figura 1 - Caminho Ativação de Importação de Operação
Figura 1 – Caminho Ativação de Importação de Operação

Você deve marcar a opção ‘Digitação de Operação’ para que seja habilitado o Menu ‘Operação’ no Acesso Remoto.

Ao lado da opção existem dois campos ‘Dias Antes’ e ‘Dias Depois’. Estes campos são para que você coloque um prazo para o cedente visualizar as operações enviadas, caso tenham sido enviadas antes não serão mais apresentadas no acesso remoto.

Figura 2 - Parametrização de Operação
Figura 2 – Parametrização de Operação

Para você realizar a operação você deve entrar no NetFactor Acesso Remoto e clicar em ‘Operação’.

Figura 3 - Menu Operações
Figura 3 – Menu Operações

Quando você acessar o menu das operações, você deve clicar em ‘Envio por arquivo CNAB’ para que seja possível incluir a operação.

Figura 4 - Modalidade de Envio por arquivo CNAB
Figura 4 – Modalidade de envio por CNAB

Na próxima tela você deve informar o Identificador Global da operação e fazer a seleção do seu arquivo. Você irá clicar em ‘Procurar…’ para encontrar o arquivo, feito isso você deve clicar em ‘Enviar Arquivo’ para o que sistema processe o arquivo e preencha as informações do título.

Este arquivo deve estar em formato de CNAB bancário 400 posições e conforme layout disponibilizado pelo banco.

Figura 5 - Enviar Arquivo
Figura 5 – Enviar Arquivo

As informações serão preenchidas conforme está no arquivo, se estiver tudo ok você deve clicar em ‘Confirmar’ para enviar os títulos.

Figura 6 - Listagem de Títulos
Figura 6 – Listagem de Títulos

Após confirmar a tela, você será direcionado ao resumo da operação. Nesta tela você pode visualizar os títulos que foram incluídos na operação, você pode fazer a importação de um XML para ligar a chave as notas, pode fazer a inclusão das informações de pagamento da operação e também é possível ligar XMLs já importados as notas da operação.

Para você importar um XML você deve clicar em ‘Incluir Nf-e XML’. Depois de realizada a inclusão você deve clicar no botão ‘+’ localizado ao lado da mensagem ‘Títulos sem chave’, serão listados todos os títulos e você poderá ligar o título a chave.

Figura 7 - Resumo da Operação
Figura 7 – Resumo da Operação

Depois que você realizou todas as configurações que desejar, você deve clicar em ‘Finalizar Digitação’ para que a operação seja enviada para a empresa.

Figura 8 - Finalizar Digitação
Figura 8 – Finalizar Digitação

A operação ficará com um status de ‘Digitou’ e a empresa dará seguimento a análise da operação em seu ambiente interno.    

Figura 9 - Operação Enviada
Figura 9 – Operação Enviada

Manual Nº 24.03.01