Painel de Checagem

RESUMO

No NetFactor temos disponíveis várias ferramentas para você realizar a checagem dos teus títulos adquiridos e uma das principais seria através do Painel de Checagem. Aqui você vai aprender a como utilizar esta ferramenta para que você tenha mais segurança e confiabilidade nas informações adquiridas.

APRESENTAÇÃO

Para acessar o Painel de Checagem, temos dois conceitos diferentes de usuários. O primeiro seria o Agente de Checagem, onde ele só irá conseguir visualizar no painel as informações dos cedentes de que ele é agente. Já o Gerente de Checagem consegue visualizar todas as informações que estão no painel, estando vinculadas ao seu usuário ou a outros usuários, ou até mesmo que não tenham nenhuma gente vinculado para que ele possa distribuir estes cedentes.

Para que você habilite o usuário para ser um Agente de Checagem ou Gerente de Checagem, você deve entrar no Config em ‘Cadastro – Usuário – Cadastro’, selecionar o usuário e clicar em ‘Alterar’.

Figura 1 - Caminho para Alterar Usuário
Figura 1 – Caminho para Alterar Usuário

Lá onde você irá realizar a alteração do seu usuário, serão apresentadas as opções de Agente de Checagem e Gerente de Checagem, você deve selecionar a opção em que o usuário irá se enquadrar.

Figura 2 - Configuração de Agente e Gerente de checagem
Figura 2 – Configuração de Agente e Gerente de checagem

Após realizar a configuração no usuário, você deve vincular os cedentes aos seus determinados agentes de checagem. Para você realizar esta configuração você deve entrar em ‘Cadastro – Cedente – Cadastro’, pesquisar o usuário que você deseja e clicar em ‘Alterar’.

Figura 3 - Caminho Cadastro do Cedente
Figura 3 – Caminho Cadastro do Cedente

Você deve informar o agente no campo ‘Agente de Checagem’ destacado abaixo. Também no cadastro do cedente existe a configuração de dias para que os títulos sejam apresentados no painel, por exemplo, se a informação deste campo estiver zerada, os títulos serão apresentados no painel no dia seguinte da operação. Caso tenha informação neste campo o sistema respeitará a quantidade de dias estabelecida.

Figura 4 - Configuração do Agente de Checagem e dias para Checagem
Figura 4 – Configuração do Agente de Checagem e dias para Checagem

Após configurada a quantidade de dias, você deve configurar o Identificador Global (IDG) para que seja considerado no Painel de Checagem. Você deve entrar no Config em ‘Identificador Global – Cadastro’ e marcar a opção ‘Considerar para Documentos Faltantes’.

Figura 5 - Considerar para Documentos Faltantes
Figura 5 – Considerar para Documentos Faltantes

Para a utilização do Painel de Checagem, você deve ter tipos de confirmação cadastrados no sistema. Estes tipos de confirmação são para que no momento em que você estiver checando alguma informação, você possa atribuir o título a sua confirmação a modo de organizar como cada título foi checado e se realmente foi checado ou ainda está sendo checado.

Os Tipos de Confirmação são cadastrados no Config em ‘Parâmetros – Documento dos Ingressos – Configurações’.

Figura 6 - Caminho Configuração dos Tipos de Confirmação
Figura 6 – Caminho Configuração dos Tipos de Confirmação

Quando você acessar esta tela, você deve clicar em ‘Tipos de Confirmação’para verificar os tipos de confirmação cadastrados.

Figura 7 - Caminho Tipos de Confirmação
Figura 7 – Caminho Tipos de Confirmação

Hoje no sistema, já vem alguns Tipos de Confirmação cadastrados e configurados, mas você pode incluir mais com as descrições que você desejar e com a configuração necessária para atender sua demanda.

A inclusão você realizar na mesma tela onde são listados os Tipos de Confirmação já existentes. Para incluir você deve preencher os campos destacados e clicar em ‘Gravar’.

Figura 8 - Cadastro Tipo de Confirmação
Figura 8 – Cadastro Tipo de Confirmação

Depois que você realizar o cadastro dos tipos de papel os mesmos ficarão disponíveis no Painel para que você vincule a algum título.

Após realizar as configurações dos agentes e gerentes, o acesso ao painel é realizado em ‘Painéis – Painel de Checagem’.

Figura 9 – Caminho Painel de Checagem

Ao entrar no painel, se você for agente de checagem você irá conseguir visualizar somente as informações dos cedentes vinculados ao seu usuário. Caso seja gerente, todas as informações da carteira serão apresentadas.

Na primeira vez que você entrar o sistema automaticamente traz todas as informações da carteira mas para melhor visualização, você pode utilizar os filtros disponíveis clicando em ‘Mostrar Filtros de Seleção’.

Figura 10 - Opção para mostrar filtros
Figura 10 – Opção para mostrar filtros

Após você clicar neste botão, será aberta a tela destaca abaixo, onde você pode utilizar todos os filtros disponíveis para fazer uma seleção dos cedentes para serem apresentados no painel. Depois que você preencher os dados, você deve clicar em ‘Pesquisar’ para que o painel seja atualizado.

Figura 11 - Filtros de Seleção
Figura 11 – Filtros de Seleção

Para que você consiga visualizar os títulos do painel, você deve clicar em ‘Expandir’ no lado direito da tela do respectivo agente. Quando você clicar, serão apresentados todos os cedentes que tem títulos a serem checados, rechecados ou que tem algum título com o tipo de confirmação negativo.

Figura 12 - Listagem dos Cedentes
Figura 12 – Listagem dos Cedentes

Para você atribuir o tipo de confirmação ao título você deve clicar em cima do número da coluna onde o título que você deseja checar se encontra. Se ele está para ser checado ainda, você deve entrar em ‘Sac e Tít a Conf’, caso esteja para ser rechecado você deve clicar em cima do número da coluna ‘Rechecagem’.

Figura 13 - Títulos para Checagem
Figura 13 – Títulos para Checagem

Após clicar na coluna desejada, será aberta uma nova tela, onde serão listados todos os títulos que ainda estão com um tipo de confirmação com o status ‘Ausente’ vinculados. Os títulos serão apresentados separados por sacado. Para visualizar a informação do sacado, você deve clicar no ‘+’ e os títulos serão expandidos e listados na tela.

Figura 14 - Listagem de Sacados
Figura 14 – Listagem de Sacados

Os títulos serão listados na tela, nela você poderá observar as informações básicas do seu título. Para você alterar o tipo de confirmação do título, basta você selecionar a confirmação que deseja e clicar em ‘Salvar Confirmações’.

Lembrando que os títulos ficam continuam na coluna a checar enquanto o status do tipo de confirmação for diferente de confirmado.

Figura 15 - Salvar Confirmação
Figura 15 – Salvar Confirmação

Ainda no painel, você também pode emitir e enviar por email a carta ao sacado e o boleto do título. Você deve selecionar o título e clicar na opção que deseja, seja ela impressão ou envio da carta ou do boleto.

Figura 16 - Emissão e Envio de Carta ao Sacado e Boletos
Figura 16 – Emissão e Envio de Carta ao Sacado e Boletos

Ao selecionar o título e clicar na opção de envio de carta ao sacado por e-mail. O sistema irá apresentar a mensagem abaixo e o mesmo será enviado para o Monitor de E-mails Não Registrados, para que o disparo seja feito por lá (clique aqui para ver como funciona o Monitor de e-mails não Registrados – Manual 32.07.01).

Figura 17– Mensagem de Envio de Email ao monitor
Figura 17– Mensagem de Envio de Email ao monitor

Para o envio do boleto por email, você pode configurar qual o texto que deve ser enviado no corpo do email. Também é possível alterar o cadastro do sacado caso você queira alterar o email, ou até mesmo inserir o email do sacado.

Figura 18 - Configuração do texto do email de boleto
Figura 18 – Configuração do texto do email de boleto

Nesta tela, você também pode incluir Acompanhamentos de Cobrança – Checagem, estes acompanhamentos ficarão registrados na movimentação do título para que você consiga acompanhar posteriormente o passo a passo de como foi realizada a checagem do seu título.

Quando você inclui um acompanhamento de checagem você tem a opção de colocar uma data de próximo contato. O funcionamento desta rotina é da seguinte maneira, quando a data informada é diferente da data que está no campo ‘Data’, o título não será mais apresentado no painel até a data que foi colocado no campo de ‘Prox Contato’.

Na figura abaixo (figura 18) temos como exemplo a ‘Data’ 11/07/2019 e como data de ‘Prox Contato’ o dia 15/07/2019. Quando o acompanhamento for incluído, o título não será mais apresentado no painel de checagem até o dia 15/07/2019 onde ele será apresentado no campo ‘Rechecagem’ do painel.

Caso a data de próximo contato seja igual a data do dia ou estiver vazio o campo no momento da inclusão do acompanhamento, o título permanece no painel no campo dos títulos a checar enquanto o tipo de confirmação ainda tiver um status ausente.

Figura 19 - Inclusão de Acompanhamento
Figura 19 – Inclusão de Acompanhamento

No dia do próximo contato ele será apresentado no campo da ‘Rechecagem’ e o seu painel será apresentado conforme figura abaixo (figura 19), os títulos que ainda não tiverem nenhum acompanhamento com data de próximo contato na coluna ‘Sac e Tít a Conf’ e os títulos que já tiveram algum acompanhamento com data de próximo contato na coluna ‘Rechecagem’.

Figura 20 - Rechecagem
Figura 20 – Rechecagem

Na coluna ‘Sac e Tít’ são apresentados todos os títulos que já foram checados e que estão em aberto da carteira do cedente. Clicando os valores de cada cedente você consegue observar as informações dos títulos separado por sacado.

Nesta tela você também pode abrir separadamente pelo status clicando na parte superior da tela no status de confirmação que desejar ou também você pode abrir as informações separadas por estado, clicando do lado esquerdo da tela no estado desejado.

Figura 21- Sacados e Títulos
Figura 21 – Sacados e Títulos

Ainda no painel, você pode clicar no nome do cedente e o Raio X do cedente será aberto, você também pode observar a porcentagem dos títulos confirmados e não confirmados da carteira do cedente e os títulos que estão com confirmação negativa.

Figura 22 - Opções do Painel de Checagem
Figura 22 – Opções do Painel de Checagem

No painel você também consegue observar todas as informações dos títulos em aberto da carteira do seu cedente separados em uma coluna de ‘A Vencer’ e ‘Vencidos’. Também é possível visualizar o ‘Risco Total’ do cedente.

Figura 23 - Informações Gerais da Carteira
Figura 23 – Informações Gerais da Carteira

Você também consegue observar informações mais específicas dos cedentes como por exemplo na coluna ‘5+ Sacados’ onde são apresentados os 5 sacados maiores da carteira do seu cedente. Também podemos ver na coluna ‘% + Sacado’ a porcentagem da carteira do maior sacado do seu cedente.

Figura 24 - Maiores Sacados
Figura 24 – Maiores Sacados

Além disso é possível ver a ‘% Carteira’ que este cedente ocupa, a data da última operação e também é possível você abrir a POC do cedente pelo painel.

Figura 25 - Informações do Cedente
Figura 25 – Informações do Cedente

O gerente de checagem tem a opção de alterar o agente dos cedentes que ele desejar pelo fato de só ele conseguir enxergar todos os agentes. Para realizar a alteração basta selecionar o agente e clicar em ‘Salvar Cedentes’.

Figura 26 - Alterar Agentes de Checagem
Figura 26 – Alterar Agentes de Checagem

Quando você tem uma carteira muito grande de cedentes para checar pode ser que fique complicada a visualização dos cedente e por este motivo você pode priorizar os cedentes que desejar. Para priorizar você deve selecionar os cedentes desejados e clicar em ‘Salvar Cedentes’, depois de priorizados estes cedentes sempre ficarão no topo da sua lista.

Figura 27 - Priorizar Cedentes
Figura 27 – Priorizar Cedentes

Manual Nº 23.02.02