Recibo de Pendência – Layout 2

RESUMO

Saiba como realizar o recibo de pendência utilizando o novo layout.

CONFIGURAÇÃO

Para utilizar o layout 2 do Recibo de Pendência é necessário acessar o Config e ir em Parâmetros – Cobrança – Pendências/Recibo de Pendência e marcar a opção ‘Utilizar layout 2 Recibo de pendência’.

Figura 1 – Caminho Parametrização
Figura 1 – Caminho Parametrização

LOCALIZAÇÃO

Para incluir o recibo você deverá seguir o caminho ‘Cobrança – Pendência – Recibo – Recibo de Pendências e clicar em ‘Incluir’.

Figura 2 – Caminho Recibo de Pendência
Figura 2 – Caminho Recibo de Pendência

Após clicar em ‘Incluir’ você será direcionado para uma tela, onde serão apresentadas as opções de cadastro do recibo. Nessa tela você deverá informar o ‘Local de cobrança’, cedente e escolher qual parâmetro será utilizado para a seleção das pendências por intervalo de seleção ou por ID da pendência (campos sublinhados). No exemplo abaixo utilizamos o parâmetro intervalo de seleção.

Em Tipo de taxa de Juros você poderá escolher entre as taxas: Específica, Operação e Tabela (Config).

Ao finalizar você deverá clicar em ‘Confirmar’.

Figura 3 – Cadastro do Recibo
Figura 3 – Cadastro do Recibo

Ao incluir você será direcionado a tela do Recibo, onde irá será apresentado o novo layout.

Nesta nova tela serão apresentadas 30 pendências por página, como mostra a imagem abaixo:

Figura 4 – Seleção das Pendências
Figura 4 – Seleção das Pendências

Após selecionar as pendências desejadas na primeira página, você deverá selecionar a próxima página para selecionar as demais pendências que serão inclusas no recibo.

Figura 5– Seleção de Páginas
Figura 5– Seleção de Páginas

Conforme as pendências       forem sendo selecionados os totais na parte superior da tela serão atualizados de forma automática.

Figura 6 – Totais
Figura 6 – Totais

Ainda na tela acima existe algumas opções que podem ser marcadas conforme sua necessidade.

  • Enviar

Esta opção deve ser marcada para selecionar as pendências que deveram ser incluídas no recibo.

  • Pendência

Quando a liquidação da pendência foi parcial, no campo ‘Valor Diferença’ será apresentado o valor que permanecerá em aberto da pendência. Para que seja gerada uma nova pendência com o valor da diferença a opção ‘Pendência’ deve estar marcada.

Ainda nesta tela é possível filtrar as pendências pela aba de pesquisa, conforme abaixo:

Figura 7 – Aba de Pesquisa
Figura 7 – Aba de Pesquisa

Para filtrar as informações, basta inserir a informação no campo desejado e dar um ‘TAB’ no seu teclado, que o sistema irá trazer na tela somente as pendências com base na sua pesquisa.

Figura 8 – Pesquisa
Figura 8 – Pesquisa

Ao finalizar todos passos citados acima, basta clicar em ‘Finalizar.

Após clicar em Finalizar o sistema irá retornar para tela onde é apresentada a Lista de Recibos de Pendência, onde você deverá selecionar o recibo incluído anteriormente e clicar em ‘Efetivar’ e em ‘OK’.

Figura 9 – Lista de Recibos Cadastrados
Figura 9 – Lista de Recibos Cadastrados

Ao clicar em ‘OK’ o status do Recibo é atualizado para Efetivado. Conforme destacado na imagem abaixo.

Figura 10 – Recibo Efetivado
Figura 10 – Recibo Efetivado

O sistema irá funcionar da exatamente da mesma forma nos recibos realizados por dentro da operação.

Para saber com incluir um Recibo de Pendências dentro da operação clique aqui.

Manual Nº 28.02.01