Recibo de Pendências

RESUMO

Saiba como realizar o recibo das pendências do seu cedente, seja o recibo vinculado a uma operação ou não pelo Net Factor.

APRESENTAÇÃO

No sistema Net Factor temos duas maneiras de inclusão de Recibo de Pendência, vinculado a uma operação onde o valor já é deduzido em operação ou não vinculado a operação.

  • Recibo não vinculado a operação (por fora de operação).

Para incluir o recibo você deverá seguir o caminho ‘Cobrança – Pendência – Recibo – Recibo de Pendências’e clicar em ‘Incluir’.

Figura 1 - Caminho Recibo de Pendências
Figura 1 – Caminho Recibo de Pendências

Após clicar em ‘Incluir’ você será direcionado para uma nova tela, onde será apresentada a tela de cadastro do recibo. Nessa tela você deverá informar o ‘Local de cobrança’, cedente e escolher qual parâmetro será utilizado para a seleção das pendências por intervalo de seleção ou por ID da pendência (campos sublinhados). No exemplo abaixo utilizamos o parâmetro ID.

Em Tipo de taxa de Juro você poderá escolher entre as taxas: Específica, Operação e Tabela (Config). Ao finalizar você deverá clicar em ‘Incluir’.

Figura 2 - Cadastro do Recibo
Figura 2 – Cadastro do Recibo

Ao incluir você será direcionado a tela do Recibo, onde irá incluir a pendência informando seu ID ou clicando no botão (…) que está localizado ao lado do campo de ID para pesquisar as pendências em aberto utilizando outro parâmetro.

Após selecionar a pendência desejada você deverá clicar na opção ‘Recalcula’. O Total do recibo de pendência será atualizado e apresentará o valor correto. Vale ressaltar que essa opção deverá ser utilizada sempre que incluir um recibo ou alterar qualquer dado do recibo, ou o valor do mesmo não será calculado corretamente. Ao finalizar os passos citados acima, clicar em ‘Confirmar’.

Figura 3 - Seleção de Pendências
Figura 3 – Seleção de Pendências

Após clicar em Confirmar o sistema irá retornar para tela onde é apresentada a Lista de Recibos de Pendência, onde você deverá selecionar o recibo incluído anteriormente e clicar em ‘Efetivar’ e em ‘OK’.

Figura 4 - Lista de Recibos Cadastrados
Figura 4 – Lista de Recibos Cadastrados

Ao clicar em ‘OK’ o status do Recibo é atualizado para Efetivado. Conforme destacado na imagem abaixo.

Figura 5 - Recibo Efetivado
Figura 5 – Recibo Efetivado
  • Recibo vinculado a operação (por dentro de operação).

Para incluir o Recibo por dentro da operação, você clicar no ícone destacado abaixo em ‘Complementos’.

Figura 6 - Complementos - Recibo de Pendências
Figura 6 – Complementos – Recibo de Pendências

As telas de parametrização do Recibo são as mesmas apresentadas anteriormente neste manual; entretanto, no recibo incluído por dentro da operação não é necessário informar o Cedente, pois é utilizado o cedente da própria operação.

Depois que o recibo é incluído ficará disponível as opções de exclusão, alteração e impressão do recibo.

Figura 7 - Alterações no Recibo
Figura 7 – Alterações no Recibo

O valor do seu recibo será subtraído da operação e quando a operação foi efetivada o recibo será juntamente.

Figura 8 - Cálculo da Operação
Figura 8 – Cálculo da Operação

Manual Nº 28.01.01