RESUMO
Neste documento você irá aprender a navegar no Novo NetFactor Remoto.
APRESENTAÇÃO
Para utilizar o novo NetFactor Remoto o cedente deve ter o cadastro de um usuário e senha que é feito em ‘Cadastro – Cedente – Cadastro’ no quadrante Acesso Remoto. Após realizar o cadastro, o cedente deve entrar com o seu usuário e senha.
Após você irá ser direcionado para a tela Home do novo NetFactor Remoto. Nela o cedente terá informações gerais de sua carteira, dados das últimas operações, maiores sacados. No lado esquerdo da tela você terá o Menu com todas as opções disponíveis.
Você pode voltar ao home a qualquer momento clicando na opção Home do Menu ou no logo que está localizado no canto superior esquerdo.
A segunda opção do Menu é ‘Operação’, dentro do menu operação você terá 4 sub menus: Envio por Arquivo CNAB, Digitação, Envio via importação Nfe (XML), Envio via Nfe (XML) já importados.
Ao entrar na primeira opção de Envio por Arquivo CNAB irá abrir a tela para você incluir o arquivo a ser importado. Você pode incluir o arquivo arrastando o mesmo até a área de transferência ou clicando na área de transferência irá abrir a tela para você procurar seu arquivo.
Ainda nesta tela terá a opção de ‘Empresa da Operação’. Caso a empresa que você está operando tiver mais de uma no sistema, você poderá escolher para qual quer enviar a operação. Após selecionar a empresa desejada você deve clicar na opção ‘Considerar empresa selecionada’, se você não marcar esta opção o sistema irá enviar automaticamente para a primeira empresa e não necessariamente para a que foi selecionada.
Quando você clicar em ‘Enviar Arquivo’, o arquivo será importado e a sua operação será gerada e você será direcionado para a tela do Resumo da Operação. Visando melhorar a performance da importação de arquivos, antes de gerar a operação o sistema não irá fazer qualquer consistência com relação aos títulos importados, ou seja, caso sejam enviados títulos vencidos, se tiver sacados que não estão cadastrados, o sistema não irá emitir alertas. Os ajustes poderão ser feitos pelo NetFactor Remoto clicando em alterar no Monitor ou após finalizada a digitação pelo NetFactor Operacional.
Na tela de Resumo de operações também temos a opção de ‘Incluir Nf-e XML’. Esta opção deve ser utilizada quando a operação foi envia via CNAB 400 ou digitada e você quer ligar o XML a operação. Você irá importar o arquivo XML ou o .zip com todos os XMLs que desejar, após importar será apresentado na tela as informações do título e você irá gravar a informação nos títulos da sua operação.
No botão ‘Pagamento’ você irá incluir qual é o tipo de pagamento e em qual conta deve ser paga a operação.
Quando você clicar no botão (…) ao lado do Nome, será aberta uma tela com todas as contas que o cedente tem cadastradas para realizar o pagamento. Você irá selecionar a conta desejada e confirmar, a informação será preenchida de forma automática.
Após confirmar os pagamentos você irá ser direcionado para a tela do Resumo da Operação novamente. O resumo do pagamento será apresentado nesta tela e você já pode finalizar a digitação para enviar a operação para o Operacional da empresa.
Na segunda opção ‘Digitação’, você terá a opção de digitar manualmente quantos títulos desejar. Ao entrar você irá para a tela de listagem de operações, para incluir uma nova operação você deve clicar em ‘Incluir’. Caso deseje pesquisar operações antigas você pode colocar um intervalo de data ou código de operação e clicar em ‘Pesquisar’.
Ao clicar em incluir você irá ser direcionado para a tela onde você deve informar qual é o Identificador Global (IDG) da operação e qual é a quantidade de títulos que você irá digitar.
Após, será apresentado os campos para você preencher as informações, lembro que as informações que são obrigatórias a serem digitadas são, CPF/CNPJ do Sacado, documento, valor e vencimento. Após digitar todas as informações que você deseja, você irá clicar em confirmar.
Caso alguma informação esteja com algum bloqueio não tenha sido preenchida corretamente, será apresentado um alerta. Quando você para com o mouse em cima na borda vermelha, você consegue ver o motivo pelo qual o título está bloqueado. Você deverá ajustar a informação para poder seguir com a operação.
Ao confirmar as informações, você será direcionado para a tela de Resumo da operação. Acima você pode entender mais sobre todas as opções desta tela.
Após você confirmar as informações e informar o pagamento, você deve finalizar a digitação para que a operação fique disponível para dar continuidade no NetFactor Operacional.
Ainda sobre a importação de operação, temos a opção de ‘Envio via importação NFe (XML)’. É neste menu ontem vamos incluir o arquivo XML ou o arquivo .zip contendo todos os XML que queremos utilizar para gerar a operação. Nesta mesma tela você poderá escolher o Identificador Global (IDG) da operação, além de escolher para qual empresa você vai enviar a operação caso o sistema dê a opção de mais de uma empresa.
Após incluirmos o arquivo, serão listados todos os títulos identificados a partir do XML importado. Para gerar a operação basta clicar em ‘Gerar operação’. Lembro que assim como a importação de arquivo CNAB, após o arquivo ser importado o sistema não realiza nenhum tipo de verificação de consistência. Caso seja necessário alterar alguma informação após a importação, você deve clicar em ‘Alterar’ na tela do Resumo da operação como mostrado já acima.
Após informado o pagamento você pode finalizar a digitação e enviar a mesma para dar andamento no NetFactor Operacional.
Além da opção de enviar um XML, também temos a opção de utilizar um XML importado anteriormente que ainda não foi utilizado em operação. Quando você entrar na opção ‘Envio via NFe XML já importado’, serão listados todos os XMLs que estão disponíveis para serem utilizados ainda. Também nesta tela, será disponibilizada a opção para você escolher o Identificador Global e a empresa a ser operada. Para você gerar a operação basta selecionar as notas desejas e clicar em ‘Gerar operação’.
Nosso próximo menu é ‘Títulos’. Nele podemos pesquisar nossos títulos em aberto, liquidados, gerar relatórios entre outras coisas.
Ao entrar você terá dois campos de pesquisa, sendo possível pesquisar somente títulos em aberto, somente títulos liquidados ou os dois. Para selecionar quais títulos você quer que sejam pesquisados basta assinalar a opção deseja e informar os parâmetros e clicar em pesquisar.
Após você realizar a consulta, os títulos serão listados na tela de forma separada em aberto e liquidados. Em casa um ambas as listas serão disponibilizadas algumas opções para a impressão de documento em PDF, excel, cópia da listagem e o download do arquivo retorno.
Após o menu de consulta de títulos, temos também disponível a possibilidade de impressão de boletos de títulos em aberto pelo NetFactor Remoto. Você deve acessar a menu ‘Emissão de Boletos’.
Ao entrar neste menu, você deverá pesquisar quais títulos você quer procurar para fazer a impressão dos boletos. Além de realizar a pesquisa você tem outras duas opções, a opção ‘Ordenar pela entrada de títulos da operação’ irá ordenar todos títulos na mesma ordem que foi importado o arquivo para gerar a opção. Já a opção ‘Utilizar a razão social do cedente como cedente do boleto’ serve para que no boleto emitido o cedente esteja como beneficiário.
Após você informar todos os parâmetros desejados, você deve clicar em ‘Pesquisar’.
Na próxima tela serão listados todos os títulos que foram encontrados conforme os parâmetros informados. Você poderá emitir o boleto de for individual clicando no ícone da impressora localizada no canto direito da linha correspondente ao título ou você pode selecionar quantos títulos desejar e imprimir no canto esquerdo superior da tela. Quando você clicar na impressora os boletos serão impressos em PDF em uma nova guia.
Nosso próximo menu e tópico a ser visto é ‘Contrato Aditivo’, nele você poderá imprimir contratos de operações que já foram efetivadas e pagas.
Ao entrar você terá disponível dois filtros para pesquisa: a data da operação e código da operação. Após pesquisar os parâmetros desejados, todas as operações que se enquadram serão listadas em tela. No canto direito da tela terá a dois ícones, o primeiro é para a emissão do contrato aditivo, já o segundo para a emissão da nota promissória caso a operação tenha este documento.
Após você clicar em qual documento quer que seja emitido, o mesmo irá abrir em formato PDF em uma nova tela do seu navegador.
O último menu que iremos explorar é o menu ‘Instruções’. Neste menu você terá a possibilidade de enviar a empresa solicitações de instruções bancárias a serem feitas como abatimento, baixa, prorrogação de vencimento, entre outras.
Ao entrar em qualquer uma das opções de instrução bancária disponíveis você irá ser direcionado a uma tela com vários parâmetros de pesquisa. Você deve colocar todos os parâmetros que desejar para procurar os títulos e após clicar em ‘Pesquisar’.
Após pesquisa, os títulos encontrados conforme os parâmetros serão listados em tela, para cada instrução temos campos específicos a serem preenchidos. Para o exemplo abaixo estamos utilizando a instrução de prorrogação, nela devemos informar o novo vencimento do título selecionado. Quando for outra instrução a única mudança que haverá em tela serão as informações específicas a serem preenchidas.
Você deve selecionar todos os títulos que você quer solicitar a instrução, alterar a informação e clicar em ‘Confirmar’.
No ícone + no canto esquerdo da tela, você pode expandir o título para verificar mais informações como por exemplo, sacado, IDG, entre outras.
Após você confirmar a instrução, será apresentada a mesma tela da figura 30 para você confirmar se está enviando os dados corretos. Se estiver tudo certo, você deve clicar em ‘Confirmar’ e aguarda a confirmação por parte da empresa.
Manual Nº 24.08.01