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Plano de Contas – Contabilidade

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RESUMO

Saiba quais são os locais que você deve configurar o seu Plano de Contas Contábil para a geração do arquivo.

APRESENTAÇÃO

Para que no momento da geração do arquivo contábil todas as informações estejam de acordo, você precisa realizar o cadastro do plano de contas do seu cliente no sistema para que, quando for gerado o arquivo saia a informação correta de cada conta.

As contas devem ser cadastradas de acordo com o a necessidade de cada cliente, abaixo será informado todos os caminhos para serem cadastradas as contas, porém caso a empresa não utilize a rotina não há necessidade de serem cadastradas contas.

Para cadastrar as contas dos eventos do sistema você deve entrar em ‘Contabilidade – Eventos’. Os eventos podem ser lançamentos de tarifas, juros, títulos recomprados, pendências liquidadas, entre outros.

Figura 1 - Caminho cadastro contas para eventos
Figura 1 – Caminho cadastro contas para eventos

Quando você entrar na tela serão listados todos os eventos cadastrados no sistema, você deve clicar em alterar e inserir a conta no campo ‘Canta Contábil’. Você também pode cadastrar o histórico e uma descrição para melhor identificação do que se refere aquele evento.

Figura 2 - Cadastro Conta Contábil no evento
Figura 2 – Cadastro Conta Contábil no evento

Se você utiliza a rotina de despesas no NetFactor, você deve fazer o cadastro da conta para as despesas pelo caminho ‘Contabilidade – Identificador de Despesa’. O cadastro da conta para a despesa é realizado através do IDD (Identificador de Despesa), quando configurado o sistema irá observar qual é o IDD da despesa para realizar o lançamento na conta.

Figura 3 - Caminho para configurar conta no IDD
Figura 3 – Caminho para configurar conta no IDD

No menu ‘Contabilidade – Plano de Contas’ é onde você irá realizar a maioria das suas configurações. Neste menu você deverá configurar a conta conforme utilização e necessidade de cada cliente, verificando se o mesmo utiliza ou não a rotina em que se refere aquela tela de configuração.

Figura 4 - Menu Plano de Contas
Figura 4 – Menu Plano de Contas

No menu ‘Plano de Contas’ temos os sub menus que se referem a cada rotina. Agora falaremos um pouco de cada sub menu.

O primeiro que é apresentado é o sub menu ‘Operação de Factoring’, é nesta página onde você irá configurar a conta para todas as coisas relacionadas a operações realizadas como deságio, impostos, débitos e créditos gerados na operação, entre outras informações.

Figura 5 - Operação de Factoring
Figura 5 – Operação de Factoring

Se você realiza operações de Cobrança Simples (Trustee) você deve realizar as configurações no sub menu ‘Operação Cobrança’. Nesta tela você deve realizar o cadastro das contas referente a operações de cobrança simples como valor principal, tarifas de cobrança, entre outros.

Figura 6 - Operação de Cobrança Simples
Figura 6 – Operação de Cobrança Simples

O próximo sub menu é relacionado a ‘Liquidação de Títulos’, nesta parte você irá configurar todas as contas referentes a liquidação dos títulos como por exemplo, conta de juros, multa, desconto, abatimento, entre outros.

Figura 7 - Liquidação de Títulos
Figura 7 – Liquidação de Títulos

O próximo sub menu ‘Devolução de Cheques’ seria referente a rotina de cheques. Devem ser cadastradas as contas de primeira e segunda devolução e reapresentação dos cheques.

Figura 8 - Cheques
Figura 8 – Cheques

O sub menu ‘Reembolso’ refere as recompras realizadas no sistema. Nesta tela você deverá cadastrar as contas referente a esta rotina.

Figura 9 - Reembolso
Figura 9 – Reembolso

No próximo sub menu, ‘Recibo de Cobrança’, você deverá incluir as informações referente ao recibo de cobrança como taxa de cobrança, tarifas, juros, entre outras.

Figura 10 - Recibo de Cobrança
Figura 10 – Recibo de Cobrança

O próximo sub menu seria ‘Despesa – Inclusão’. Neste menu você irá cadastrar as contas referentes a inclusão de despesas como por exemplo a conta para impostos.

Figura 11 - Despesa Inclusão
Figura 11 – Despesa Inclusão

Já no sub menu ‘Despesa – Liquidação’ você irá incluir as contas referente a liquidação como por exemplo, juros, multa, entre outros.

Figura 12 - Despesa Liquidação
Figura 12 – Despesa Liquidação

No sub menu ‘Recibo de Pendência’ você irá configurar as contas referente aos valores do recibo de pendência.

Figura 13 - Recibo de Pendência
Figura 13 – Recibo de Pendência

Em ‘Ingressos Outros’ você cadastrará a conta dos ingressos.

Figura 14 - Ingressos Outros
Figura 14 – Ingressos Outros

Após este menu você chegará no sub menu ‘Cedentes’. Nele você irá cadastrar a conta contábil dos seus cedentes se você for utilizar conta por cliente. Sempre que for incluído algum cedente novo, você deve cadastrar a sua conta para que não ocorra erros posteriormente.

Você deverá procurar o cedente que desejar para incluir a conta contábil dele em ‘Contabilidade – Plano de Contas – Cedentes’.

Figura 15 - Plano de Contas Cedente
Figura 15 – Plano de Contas Cedente

Também há a possibilidade para você realizar cadastro de contas para os ‘Sacados’. Para cadastrar a conta de sacado você irá acessar o sub menu ‘Sacados’ em ‘Contabilidade – Plano de Contas – Sacado’.

Figura 16 - Plano de Contas Sacado
Figura 16 – Plano de Contas Sacado

O próximo sub menu é ‘Fornecedores’, nele você fará o cadastro da conta dos seus fornecedores para utilização da rotina de despesa do NetFactor.

Figura 17 - Plano de Contas Fornecedores
Figura 17 – Plano de Contas Fornecedores

O próximo sub menu é ‘Bancos’ referente a Conta Corrente. Nele você irá cadastrar a conta contábil referente as suas contas cadastradas no NetFactor.

Figura 18 - Plano de Contas Bancos
Figura 18 – Plano de Contas Bancos

Após o cadastro da conta contábil das suas contas correntes, você deve realizar o cadastro na empresa pelo caminho ‘Contabilidade – Plano de Contas – Empresas’.

Figura 19 - Plano de Contas Empresa
Figura 19 – Plano de Contas Empresa

E por último temos o sub menu ‘PDD/ Perda’. Se você utiliza a rotina de PDD e Perda e ela deve ser contabilizada é neste menu que você irá cadastrar as contas, como por exemplo as contas de despesas de PDD e recuperação de receita, entre outras.

Figura 20 - Plano de Contas PDD / Perda
Figura 20 – Plano de Contas PDD / Perda

Para cada lançamento você pode cadastrar um histórico, para verificar os históricos já existentes você deve entrar em ‘Contabilidade – Histórico’.

Figura 21 - Caminho Histórico
Figura 21 – Caminho Histórico

Você pode cadastrar outros históricos conforme a sua necessidade e neste caminho também conseguirá observar todos os históricos já cadastrados.

Figura 22 - Históricos
Figura 22 – Históricos

Manual Nº 41.02.01