BLOG

Novo presidente do SINFAC-RS fala das prioridades da sua gestão e os desafios da categoria

marcio-aguilar-sinfac-rsEleito para gestão 2014/2018 do Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial-Factoring do Estado do Rio Grande do Sul (SINFAC-RS), Marcio Aguilar já acumula grande tempo de dedicação ao desenvolvimento do fomento mercantil no Brasil. O empresário e advogado tem participado ativamente da gestão das entidades de classe, prestando serviços como vice-presidente corporativo da Associação Nacional de Fomento Comercial (ANFAC), além de fazer parte da diretoria do próprio sindicato nos últimos anos.

Nosso blog teve a oportunidade de entrevistar o novo presidente do SINFAC-RS e conhecer os objetivos e prioridades da nova gestão.

1) Quais as principais diretrizes da nova diretoria do SINFAC-RS?

Assumimos a entidade com o compromisso de dar sustentabilidade ao trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores que fizeram do SINFAC-RS uma referência sindical no Estado e no Brasil.

No campo do exercício da atividade de fomento comercial, [vamos] dar continuidade ao processo de qualificação constante, mediante cursos de atualização, preparação e profissionalização. Iremos focar na interiorização, dando sequência ao trabalho de levar ao associado, onde quer que ele se encontre a presença atuante de seu sindicato.

Dentro do campo econômico, assumir um papel de destaque através da presença junto aos meios de comunicação e formadores de opinião, de forma a sedimentar a importância do setor para a sociedade empresarial. Nosso intento é reivindicar e assumir a condição de protagonistas, com o reconhecimento de nossa importância no crescimento econômico do município, do estado e do Brasil, em especial ao apoio do micro e pequeno empreendedor.

2) A ANFAC anunciou em seu último congresso realizado no mês de maio, que estará associando as empresas securitizadoras de crédito e consultorias/gestoras de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios. Haverá também um movimento do sindicato nesse sentido?

Outras questões [como essa] fazem parte de nossa pauta, como a ampliação da abrangência do Sindicato, trazendo para a sua base de representação, as Securitizadoras de Crédito e as Consultorias Especializadas em Fundos de Investimento – FIDC, haja vista a proximidade dos aspectos operacionais que envolvem as mencionadas atividades.

3) Sob seu ponto-de-vista, qual é o maior desafio da categoria hoje e como o sindicato trabalha para enfrentá-lo?

Ainda é [o aspecto] conceitual. É quebrar de vez com aquela visão distorcida acerca do factoring. É despertar no empresário do setor o sentimento de importância e relevância daquilo que faz, daquilo que é, sendo intolerante com posturas e comentários depreciativos de nossa atividade. É fazer valer a premissa que a atividade é legal, autorregulada e de relevância capital para as micro e pequenas empresas. É fazer ser ouvido pelo Poder Público. É criar meios e mecanismos de visualização social e principalmente, governamental.

O SINFAC-RS defende essa bandeira e tem assumido uma postura ativa e participativa, juntamente aos demais sindicatos da Federação e da Associação Nacional, em busca deste reconhecimento.

Para saber mais sobre o SINFAC-RS, acesse a página do sindicato: http://www.sinfacrs.com.br/

Equipe Order By

Equipe Order By, com 15 anos dedicados ao fomento mercantil, é especializada em soluções de tecnologia e serviços para empresas de factoring, securitização e FIDC.

Voltar

Comentários

  • (will not be published)