BLOG

Novo sistema permite que cheques sejam compensados em um dia útil


Quem recebe pagamentos em cheque poderá contar com o dinheiro na conta em um dia útil, independentemente do valor do documento. Essa é uma das consequências da unificação da compensação de cheques no país, determinada pela Circular nº 3.859/2017, publicada nessa segunda-feira (27) pelo Banco Central (BC).

A adoção da compensação única para todos os documentos foi possível porque a quantidade de cheques em circulação diminuiu Isso eliminou, na avaliação do BC, a necessidade de mais de uma sessão para troca de cheques. Para se ter uma ideia, enquanto em 1997 foram processados quase 3 bilhões de cheques, nos últimos 12 meses esse número chegou a pouco mais de 500 milhões.

Ao mesmo tempo, a tecnologia para processar as informações desses documentos avançou, facilitando o procedimento. Até então, a compensação era feita conforme faixas de valor, as quais foram agora unificadas.

A partir de agora, as instituições financeiras têm até 6 meses para se ajustar à nova regra.

[Via]

Equipe Order By

Equipe Order By, com 20 anos dedicados ao fomento mercantil, é especializada em soluções de tecnologia e serviços para empresas de factoring, securitização e FIDC.

Voltar

Comentários

  • (will not be published)