BLOG

Pesquisa apresenta panorama do fomento mercantil no Brasil


Uma pesquisa realizada pelo Portal do Fomento está ajudando a desenhar o panorama atual do factoring/FIDC no país. A PESQUISA NACIONAL SOBRE O SETOR DE FOMENTO MERCANTIL E SECURITIZAÇÃO-2016 adotou um universo de 5000 empresas (factorings + securitizadoras) realmente ativas no Brasil, tendo a pesquisa ficado com uma margem de erro de 10% e com confiabilidade de 95%.

Os resultados apresentados mostram alguns dados interessantes. O primeiro deles, destaca que a região Sul (RS, SC, PR) e o estado de São Paulo concentram a maior parte das empresas. De fato, estes estados são pioneiros na atividade e isso reflete no desenvolvimento do fomento mercantil na região.

Outro dado relevante é a antiguidade dos negócios: cerca de 30% das empresas têm de 5 a 10 anos e quase 40% tem mais de 10 anos de atuação no mercado, mostrando a estabilidade e confiança que clientes têm nas empresas estabelecidas no setor.

Falando em estabilidade, 56% dos respondentes disseram que não pretendem acrescentar ou modificar sua área de atuação. Esta manutenção provavelmente se deve à avaliação que os empresários tem do setor: 69% respondeu que o mercado está “complicado” ou “regular”, demonstrando um baixo nível de confiança na melhora da situação atual.

Os dados completos da pesquisa podem ser consultados no Portal do Fomento.

A pesquisa para o ano de 2017 já está no ar! Para participar, preencha o formulário da pesquisa clicando aqui. A pesquisa é feita sem a identificação de quem responde, de forma anônima.

Equipe Order By

Equipe Order By, com 20 anos dedicados ao fomento mercantil, é especializada em soluções de tecnologia e serviços para empresas de factoring, securitização e FIDC.

Voltar

Comentários

  • (will not be published)