Voltar para Central de Ajuda OrderBy

Geração de Arquivo Baixa ADM – FIDC

Artigos Relacionados

RESUMO

Aprenda a gerar o arquivo de Baixa de Títulos para enviar a Administradora do seu FIDC.

APRESENTAÇÃO

Para gerar o arquivo você deve acessar o menu ‘FIDC – Geração de Arquivo de Baixa Adm Fundo’.

Figura 1 – Caminho para gerar o arquivo
Figura 1 – Caminho para gerar o arquivo

É nesta tela que você irá informar os parâmetros desejados para encontrar os seus títulos.

Na parte superior da tela é necessário realizar algumas parametrizações, a primeira delas é escolher o ‘Tipo do Arquivo’. É neste campo que você define se você quer pesquisar títulos em aberto, liquidados ou todos os títulos para gerar o arquivo.

Figura 2 – Parâmetros do Tipo de Arquivo
Figura 2 – Parâmetros do Tipo de Arquivo

No layout de cada Administradora é possível verificar o formato de envio e os códigos para envio da informação de baixa por depósito do cedente, depósito do sacado e baixa parcial.

Em sua maioria o tipo de arquivo é no formato de arquivo bancário, ou seja, CNAB. Então você irá deixar como CNAB e informar a ocorrência no campo ao lado correspondente de cada layout. A opção ‘Utilizar ID Original’ também deve estar sempre marcada pois se o título foi pago parcial na sua administradora está o código original e caso esta opção não esteja marcada não irá a informação correta e o título não será encontrado para ser baixado.

Figura 3 – Informar o Formato de Arquivo e Ocorrência
Figura 3 – Informar o Formato de Arquivo e Ocorrência

Abaixo temos os filtros de seleção que você pode utilizar a vontade para que no arquivo pesquise apenas os títulos que você deseja.

Figura 4 – Parâmetros de pesquisa
Figura 4 – Parâmetros de pesquisa

Todos o arquivo bancário para ser gerado é necessário que o título tenha um vínculo com o banco em questão, porém sabemos que alguns tipos de operação não têm vínculo com nenhum banco. Para gerar o arquivo para a Administradora do fundo também é necessário que ele tenha o vínculo com o banco Paulista que é o layout utilizado pelas administradoras para envio de arquivos.          

Os títulos que você não registra no banco cobrador ficam sem local de cobrança, pois serão cobrados de outra maneira como carteira, ao invés de serem enviados para cobrança bancária. Para que você consiga gerar o arquivo para a Administradora você precisa preencher os ‘Critérios Específicos CNAB’, marcando a opção ‘Mostrar Ingressos sem Local de Cobrança’ e no campo ‘Local de Cobrança para ingressos sem informação salva’ você precisa preencher com o código de algum local de cobrança do Banco Paulista.

Figura 5 – Critérios de títulos sem local de cobrança
Figura 5 – Critérios de títulos sem local de cobrança

A informação do código da conta você consegue verificar em ‘Cadastro – Conta Corrente – Cadastro’ e verificar uma conta do FIDC com o banco 611.

Após colocar todas as informações necessárias você irá clicar em ‘Gerar Arquivo’ no rodapé. Será gerado um relatório em PDF para você conferir os títulos e o valor e terá o nome do arquivo que você precisa fazer o download.

Figura 6 – Relatório do arquivo gerado
Figura 6 – Relatório do arquivo gerado

Para fazer o download do arquivo você irá clicar em ‘Listar arquivos para download’ na tela que você faz a geração do mesmo. No momento em que você abrir esta página o arquivo será o último a ser gerado se você foi a última pessoa a gerar ou você pode pesquisar utilizando a ferramenta ‘CTRL + F’ pelo nome do arquivo que está no relatório.

Figura 7 – Download do arquivo
Figura 7 – Download do arquivo

Manual Nº 17.06.01